terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Os maiores goleiros da história do futebol

   Quem é fã do futebol sabe que uma das figuras mais importantes desse esporte centenário é o jogador responsável por tentar evitar que a bola ultrapasse a linha do gol. Esse é o goleiro, ou guarda-redes. E quando se analisa a história do futebol, tem como se enumerar verdadeiros mitos dentro das traves. Aqui citaremos os que nós consideramos como os maiores e melhores goleiros da história.



Petr Cech
O goleiro tcheco  foi um dos grandes goleiros e conquistou vários títulos durante sua carreira, que ainda continua, incluindo a Liga dos Campeões pelo Chelsea, clube no qual ele fez história. Defendeu com vigor a camisa da República Tcheca, realizando defesas incríveis. Um goleiro de grande reflexo.





Oliver Kahn
O alemão eleito melhor jogador da Copa do Mundo de 2002 e considerado pela FIFA o goleiro mais completo da história mostrou tudo que um goleiro lendário poderia e deveria mostrar : garra, dedicação, defesas incríveis, psicológico forte e uma envergadura espetacular. Com apenas 1,88, realizou defesas de grau máximo, levou uma desacreditada Alemanha à final do mundial de 2002 e era um pegador de pênaltis também. Conquistou a Liga dos Campeões, pelo Bayern de Munique, defendendo na final 3 penalidades.





Fabien Barthez
A França lembra com saudade dos áureos tempos desse goleiro, responsável com grandes e importantes defesas. Tinha personalidade e ajudou os Bleus a venceram uma copa do mundo e uma eurocopa. Arrojado, sabia sair do gol e cortar cruzamentos e possuída um grande reflexo.





Gianluiggi Buffon
O italiano dono da camisa 1 reinou na seleção da Itália e na Juventus de Turim por anos, até hoje. Conquistou uma copa do mundo defendendo muito(uma defesa inclusive, foi de uma cabeçada de Zidane na final da copa, no segundo tempo da prorrogação). Ainda em atividade, ele tem uma performance invejável por exercer liderança, saber se posicionar e ter muito reflexo. A história vitoriosa de Buffon fala por ele.






Manuel Neuer
Revolucionário da posição de goleiro, Neuer é um alemão ousado e arrojado. Reinventou a posição de guarda-redes e atua muitas vezes como líbero. É ainda pegador de pênaltis, realiza defesas fantásticas e ajudou o seu clube, o Bayern de Munique, e a seleção alemã a conquistar praticamente tudo. O único troféu que falta ao goleiro alemão é de campeão europeu pela Alemanha, sendo o goleiro mais jovem da história a conquistar Liga dos Campeões, Mundial de Clubes e Copa do Mundo. Melhor goleiro do mundo atualmente, vitorioso e novo, tem tudo para cravar seu nome como o número um da história dos goleiros.






Dida
O brasileiro é daquele tipo de jogador que fica tranquilo e sereno mesmo "com o mundo acabando". A frieza, calculismo, reflexo e envergadura marcaram esse grande goleiro do Cruzeiro, Corinthians, Milan e seleção brasileira. Dida defendeu inúmeros pênaltis durante sua carreira e foi campeão de vários títulos, principalmente com o Corinthians e o Milan. Foi campeão do mundo com o Brasil, sendo reserva de Marcos. Discreto e afastado dos holofotes, ajudou seus clubes a chegarem diversas vezes no topo. Foi herói na conquista da Liga dos Campeões pelo Milan e no Mundial de Clubes pelo Corinthians.





Iker Casillas
O espanhol campeão de tudo. Esse é o melhor goleiro espanhol da história, mais vencedor que qualquer outro goleiro. Campeão da Copa do Mundo de 2010, Euro de 2008 e 2012, duas ligas dos campeões, mundial de clubes e tantos outros clubes. O eterno camisa 1 do Real Madrid e seleção espanhola, ainda está na ativa e é a representação vida do goleiro atento, de reflexo e que realiza milagres quando é mais necessário, como na final do mundial de 2010, em que defendeu com o pé, um chute "cara-a-cara" do holandês Robben.





Sepp Maier
O goleiro alemão mais carismático era também um "monstro" debaixo das traves. Vencedor de uma copa do mundo com atuações impressionantes, inclusive na final contra o carrossel holandês, e de uma Eurocopa, Joseph(Pep) Maier era inconfundível e incomparável. Como pessoa e goleiro defendeu muito, era chamado de "O gato" por suas perna curvadas e defesas incríveis pelo Bayern de Munique e seleção alemã. Um acidente encerrou com sua carreira precocemente.O "Anjo"(outro apelido seu) fez história pela seleção alemã e com o clube bávaro, conquistando 3 Ligas dos Campeões da Europa. Suas defesas e seu sorriso, brincadeiras e alegrias marcaram época.





Edwin Van Der Sar
Holandês responsável por grandes vitórias e títulos pelo Manchester United e seleção holandês, Van Der Sar era um goleiro como poucos. Defendia muito e raramente falhava. Seu condicionamento era impressionante e ele impressionou a Holanda, a Inglaterra e o mundo com suas performances. Foi campeão da Liga dos Campeões da Europa e do Mundial de Clubes pelo United e semi finalista de uma copa do mundo e de uma eurocopa pela seleção dos Países Baixos.






Lev Yashin
Conhecido como a Pantera Negra, Lev Yashin foi o maior especialista em defender pênaltis da história. Os números afirmam que foram 150 defendidos durante a sua carreira. Quase desistiu da carreira de goleiro no início, após más atuações, mas, para a sorte do futebol, ele continuou e virou lenda. É o melhor goleiro do século XX segundo a FIFA e ficou 270 jogos sem levar gols. Pela União Soviética, Yashin conquistou a medalha de ouro nas olimpíadas de 1956 e venceu a Eurocopa de 1960. Foi o único goleiro da história a receber o prêmio Bola de Ouro pela France Football. Faleceu em 1990 aos 60 anos, mas colocou seu nome de maneira brilhante para todo o sempre.





Dino Zoff
Foi o jogador mais velho a se tornar campeão do mundo, o goleiro Dino Zoff, aos 40 anos, em 1982. Foi um gigante debaixo das traves e também venceu a Eurocopa de 1968. Defendeu, por quase 500 jogos, a Juventus de Turim e possui o recorde de minutos sem tomar gol em jogos internacionais : foram 1143 minutos invicto entre 1972 e 1974. Dino Zoff foi um grande arqueiro, um líder e um italiano vencedor.





Andoni Zubizarreta
O goleiro espanhol que, assim como seu compatriota Casillas, atuou em 4 copas, foi um dos grandes nomes da Espanha. Com o Barcelona foi bi-campeão da Liga dos Campeões da Europa e é considerado um dos grandes goleiros europeus.





Rogério Ceni
O brasileiro Rogério Ceni possui números e conquistas impressionantes pelo seu clube, o São Paulo. É o jogador que mais vestiu a camisa de um clube na história do futebol mundial, ultrapassando as 1100 oportunidades. É o maior goleiro-artilheiro da história, com 123 gols(na contagem oficial), sendo um exímio cobrador de faltas e pênaltis. Conquistou com o São Paulo duas taças intercontinentais e um mundial de clubes, além de 3 taças Libertadores da América. É também tricampeão brasileiro consecutivamente e campeão da Recopa e da Sulamericana. Pela identificação com o clube paulista e, pela participação em títulos memoráveis com grandes defesas e gols, além de ter sido campeão do mundo como goleiro reserva da seleção brasileira em 2002, Rogério Ceni é, de fato, um dos grandes nomes da história dos guarda-redes.





Peter Schmeichel
Foi o melhor goleiro dinamarquês da história e um dos grandes nomes do mundo, na função de guarda-redes. Schmeichel foi um goleiro que se destacou na reconstrução do poderoso Manchester United a vencer diversos títulos e conquistou uma surpreendente e histórica Eurocopa  em cima da favorita Alemanha em 1992, pela Dinamarca(apelidada na época de Dinamáquina). Um guerreiro nato, venceu a Liga dos Campeões e o Mundial de Clubes pelo United





Gordon Banks
Defendeu a seleção inglesa em 73 oportunidades e foi o melhor goleiro da história do Reino Unido. Imortalizou-se com uma defesa em uma cabeçada de Pelé em 1970, conhecida como "A Defesa do Século". Foi um dos protagonistas da campanha do título mundial inglês em 1966, no estádio de Wembley.





   E para você, quem foi o maior?

sábado, 6 de dezembro de 2014

Fim do calendário brasileiro 2014 : cenário para 2015

   O  fim do ano  do calendário futebolístico brasileiro chegou , e as configurações do final de 2014 e para o ano de 2015, salvo o rebaixamento que ainda decide 2 rebaixados para a série B, são estas :

   Classificados para a Libertadores : Cruzeiro, São Paulo, Internacional, Atlético Mineiro e Corinthians(este último encara um time colombiano a definir, pela  pré-libertadores e, se obtiver êxito, entra no mesmo grupo do São Paulo e do atual campeão, San Lorenzo).

   Times que subiram para a série A 2015 : Joinville, Ponte Preta, Vasco e Avaí( dois times catarinenses subiram e o Vasco retornou à elite do futebol brasileiro)

   Mesmo com o rebaixamento do Criciúma, o estado de Santa Catarina vai ter 4 clubes na elite do futebol brasileiro em 2015 : Avaí, Figueirense, Chapecoense e Joinville. Com 20% dos times da série A, o estado sulista ocupa lugar de destaque no futebol do Brasil, se igualando ao estado de São Paulo, que também possui 4(se o Palmeiras confirmar permanência na A, neste domingo). O Rio de Janeiro, apesar da subida do Vasco da Gama, sofreu a baixa de ter o Botafogo rebaixado e com graves crises internas. Já o Nordeste só poderá ficar com no máximo, dois clubes na série A em 2015 : o Sport e um dos dois baianos, Bahia ou Vitória.

   O Atlético Mineiro foi campeão da Copa do Brasil em cima do arquirrival  Cruzeiro(vencendo as duas partidas) e , juntamente com a Raposa, mostraram que por mais um ano, o futebol brasileiro foi dominado pelos times mineiros. O Cruzeiro conquistou a dupla coroa(incluindo o bicampeonato do Brasileirão) em 2014 e vai com muita força buscar o título da Libertadores em 2015.

   O São Paulo pode encarar o Corinthians na primeira fase da Libertadores, na última competição de mata-mata que Rogério Ceni vai jogar.

   A Libertadores, o Brasileirão e a Copa do Brasil prometem, em 2015!