segunda-feira, 2 de junho de 2014

A maldição da Copa das Confederações.

   Salve, salve amigos. Vamos contar hoje a curiosa "maldição" dos vencedores   da Copa das Confederações na copa do mundo seguinte.

   O primeiro caso é o da competição de 1997, em que o Brasil goleou a Austrália por 6 a 0 na final e faturou o troféu na Arábia Saudita. No ano seguinte, no mundial da França, a maior derrota da história do Brasil em copas do mundo : 3 a 0 para a França na final em Saint Denis.

   Logo depois, na Copa das Confederações de 1999, o México derrotou o Brasil e na de 2001, a toda poderosa França do craque Zidane venceu a competição em solo sul-coreano e japonês. A ressaca viria no ano de 2002, também nos países do oriente : A França foi eliminada ainda na primeira fase da competição perdendo na estréia para o Senegal por 1 a 0, empatando em 0 a 0 com o Uruguai e sucumbindo diante da Dinamarca por 2 a 0. Nenhum gol marcado e uma das maiores decepções de uma seleção favorita na história das copas.



   Os Bleus venceriam a Copa das Confederações de 2003 realizada em seus domínios, mas a de 2005, o grande teste para o mundial da Alemanha é que daria o que falar... Apesar da derrota para o México com o gol de Borgetti e empate contra o Japão, a seleção brasileira que se deu ao luxo de não contar com Ronaldo então integrante do quadrado mágico, venceu com méritos o torneio : nas semis venceu a Alemanha por 3 a 2 e na final massacrou a Argentina por 4 a 1 com 2 gols de Adriano Imperador. É, mas nada como uma copa do mundo para mudar o cenário. Um ano depois, o Brasil e seu quarteto mágico completo caiu diante de uma obstinada seleção francesa em Frankfurt e deu adeus à Copa do Mundo nas quartas de final : uma derrota jamais digerida tamanho o favoritismo do Brasil naquela copa.

   Estamos em 2009, África do Sul. O Brasil com uma seleção pragmática vence os EUA na final da Copa das Confederações, em uma virada incrível, por 3 a 2 e levanta o caneco. Agora, já em 2010, o time canarinho agora comandado por Julio Cesar, Robinho e Kaká cai nas quartas novamente. Dessa vez para a Holanda com uma falha imperdoável do arqueiro brasileiro e de virada. Como engolir essa virada? O que ainda amenizou a dor foi que nessa eliminação o Brasil conseguiu jogar bem, lutou, mas a bola insistiu em não entrar e o guarda-metas da seleção falhou no primeiro gol, diferentemente de 2006 em que a França passeou em cima da seleção brasileira.



   A questão é : o Brasil venceu a Copa das Confederações de 2013. Será que a maldição vai aparecer novamente em 2014? Daqui a pouco mais de 40 dias teremos esta resposta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário