quarta-feira, 9 de julho de 2014

O reino perdeu o encanto

   Era uma vez um reino encantado na América do Sul em que o futebol era absoluto, imponente e o maior de todos os outros reinos. Todos viviam felizes como se assim fossem ficar para sempre. Mas eis que um reino milhas e milhas distante vem no reino encantado e tira a magia de forma impiedosa, implacável e cruel. A humilhação, tragédia, surra,atropelo, vexame, noite negra foi a mais dolorosa de todos os tempos. O reino jamais será o mesmo a partir disso. Não tem como ser o mesmo.

   Belo Horizonte, 8 de julho de 2014, 17 horas. As muralhas do reino começam a ser derrubadas. Muller, Khedira, Klose, Kroos(2) e Schurrle(2) foram os protagonistas, os vilões da batalha épica e os guerreiros que massacraram os 200 milhões de corações deste reino, até momentos antes o mais arrogante e prepotente "dono do mundo". Só na imaginação e na fantasia. O defunto foi enterrado. O 7x1 foi implacável, impressionante, deslumbrante e assombrou todo o planeta. O domínio então só ratificou o largo placar, inédito em uma semi final de copa do mundo. Miroslav Klose em pleno solo brasileiro ultrapassa um dos príncipes do reino do Brasil, Ronaldo, e se torna o maior goleador da história das copas do mundo. Todos os adjetivos hoje são válidos e assim o serão por muitos anos, décadas para definir o descalabro da noite épica no Estádio do Mineirão.Se "uma mão brasileira já está na taça",como afirmou o assistente técnico do Brasil , resta saber qual mão. O hexa era uma obsessão e virou piada, humilhação para um treinador obsoleto e ultrapassado e para um grupo de jogadores que fez o que pôde, mas as limitações táticas e técnicas ficaram evidentes.





    O futebol, absurdamente injusto, ontem proporcionou uma ponta de justiça : a Alemanha , depois de perder a final de 2002 para o mesmo Brasil, semi de 2006 para a Itália e de 2010 para a Espanha, merecia esta final assim como merece o título e o tetracampeonato mundial. Domingo, o Maracanã vai apresentar o novo campeão do mundo, e os bravos alemães irão empunhar suas espadas afim de vencer mais uma batalha : a mais esperada desde 1990.




   E no reino não mais encantado, resta juntar os cacos , tentar reerguer suas muralhas , castelo , fazendas , estábulos e casas catapultadas e ter humildade de admitir a derrota vergonhosa(a maior da história) e quantos aos cidadãos deste reino, resta a tarefa de trabalhar duro e firme para que em um futuro não muito distante, possam tentar viver felizes. Não para sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário