sexta-feira, 2 de maio de 2014

Tite, o maior técnico da história do Timão?

      Assumindo o comando do Corinthians pela primeira vez em 2004 quando livrou o Corinthians do risco de rebaixamento e o deixou em quinto lugar na tabela, Adenor Leonardo Bacchi, o Tite, é considerado por muitos como o maior treinador da história do Corinthians. Por esta passagem? Não. Não somente por ela, mas principalmente por ter ganhado tudo com o Corinthians. Sim, o elenco do Corinthians aliado a "Titebilidade" do treinador conseguiu conquistar todos os troféus possíveis entre 2011 e 2013 : Brasileirão 2011 ; Libertadores 2012 ; Mundial 2012 ; Paulista 2013 e Recopa 2013.

    O treinador comandou o time em 270 jogos somando as duas passagens e não é o treinador com maior número de jogos no comando do Timão, mas é o técnico mais vitorioso de toda a história do Alvinegro de Parque São Jorge.

    Tite começou no Corinthians e logo sofreu junto da equipe um dos maiores vexames da história : a eliminação para o Tolima na Copa Libertadores de 2011, mas o então presidente do clube, Andrés Sanches, o manteve no cargo apesar das inúmeras  críticas naquela ocasião.

   O treinador conseguiu superar a saída de Ronaldo Fenômeno e Roberto Carlos pós eliminação na Libertadores e juntou a equipe a si, criando um ótimo ambiente no vestiário. A equipe se solidificou e sem nenhum jogador considerado estrela venceu praticamente todas as competições que disputou, tendo a defesa e a dupla de volante como a melhor do país por um longo tempo. Além disso, Tite conseguiu superar problemas como o afastamento de Chicão do time titular no Brasileiro de 2011 e a troca de goleiro durante a Libertadores de 2012, após o goleiro Julio Cesar, que era titular falhar nas quartas de final  do Campeonato Paulista daquele ano e estar inseguro ; Cassio assumiu a titularidade e foi fundamental para o Corinthians nas conquistas sequentes, tendo inclusive feito uma defesa incrível no jogo de volta das quartas da Libertadores em um chute de Diego Souza quando o jogo estava 0x0 ainda. O ponto alto de Tite e sua equipe foi a conquista invicta da Copa Libertadores vencendo nas finais o Boca Jrs da Argentina. O mundial sobre o Chelsea em dezembro também foi conquistado pela base e esquema tático de Tite implantado no Corinthians.



   Conclui-se, portanto, que  Tite é o maior técnico da história do SCCP por títulos, superações, quebras de tabus e paradigmas e um dos grandes responsáveis pela fase mais vitoriosa de todos os tempos do Corinthians.

Nenhum comentário:

Postar um comentário